“Qual é a diferença entre TrueNAS e FreeNAS? O TrueNAS é apenas o FreeNAS instalado em um servidor?” Se você olhar para a lista de recursos do software, não há uma tonelada de diferenças. Então, realmente…qual é a diferença?

  1. A primeira diferença é o método de entrega de software: o TrueNAS é um dispositivo de armazenamento construído com propósito, enquanto o FreeNAS é um software livremente baixado que exige que o usuário entenda bem o armazenamento o suficiente para selecionar o hardware correto apropriado para seu aplicativo.
  2. O TrueNAS é apoiado comercialmente, enquanto o FreeNAS é apoiado pela comunidade.
  3. Existem otimizações de desempenho e usabilidade no TrueNAS que são específicas para o hardware que usamos e, portanto, não estão incluídas no FreeNAS.
  4. A alta disponibilidade (failover) é dependente de hardware e só está disponível no TrueNAS.

Mas, talvez mais crítico para entender do que o “o quê” é o “porquê”:

TNASvsFNAS

Fazemos FreeNAS para quando o armazenamento não é crítico.
Há certamente muitos aplicativos de armazenamento que não requerem suporte profissional. Aplicativos como armazenamento doméstico, servidores de arquivos de escritório simples, backups terciários, servidores de mídia de streaming doméstico, espaço de risco, experimentação de armazenamento ou qualquer outro aplicativo onde os dados são fungíveis; FreeNAS pode ser a solução perfeita para todos eles.
Fazemos TrueNAS para quando o armazenamento é crítico.
O tempo de inatividade do armazenamento pode equivaler a uma perda instantânea de receita, tornando o armazenamento confiável um processo minucioso — um processo que requer consideração cuidadosa, profundo conhecimento de hardware e armazenamento e incontáveis horas de testes — certamente é mais difícil do que a multidão de armazenamento definido por software gostaria que você acreditasse. Levamos quase dois anos para selecionar, projetar, testar e qualificar os inúmeros componentes de hardware que vão para o TrueNAS, que é um aparelho construído com propósito — ou seja, software acoplado a hardware personalizado — projetado para sua única aplicação específica: armazenamento crítico. Em comparação com um sistema construído pelo usuário que seu fornecedor de software não sabe nada sobre, a plataforma do aparelho é inerentemente mais fácil de suportar quando as coisas não vão do seu jeito, porque seu fornecedor de software é seu fornecedor de hardware também. E, quando o armazenamento é tão importante para o seu negócio, é imperativo ter uma equipe de suporte à distância que possa resolver qualquer problema que possa surgir sem ter que primeiro envolver suas cabeças em torno da plataforma de hardware que você construiu.
Fazemos FreeNAS para flexibilidade de Código Aberto.
Para aqueles que têm a expertise e o tempo livre para construir e apoiar suas próprias soluções, ou para aqueles que querem mexer e aprender sobre armazenamento, o FreeNAS está livremente disponível e sem ônus com restrições de licença. O Projeto FreeNAS tem uma comunidade madura e uma equipe de desenvolvedores dedicada a fornecer a melhor solução de armazenamento de arquivos de rede definida pelo software (código aberto) do mundo. Tudo o que pedimos em troca é que você goste do software e contribua quando e onde puder, o que pode ser tão simples quanto fornecer feedback, arquivar bugs e fazer solicitações de recursos, ou tão envolvido quanto nos ajudar a escrever código.
Fazemos TrueNAS para estabilidade empresarial.
Onde FreeNAS é a borda sangrenta, TrueNAS é a alça estável. FreeNAS é onde as tecnologias são testadas e refinadas; portanto, o software sofre um ciclo de lançamento muitas vezes rápido e frequente. O TrueNAS, por outro lado, contém apenas o código mais estável e controlado, mantendo as atualizações de software ao mínimo e o ciclo de lançamento metódico.
Nós fazemos FreeNAS para pessoas que querem “DIY”

Algumas pessoas gostam de fazê-lo eles mesmos. Algumas pessoas só ficam satisfeitas quando constroem coisas por conta própria. Algumas pessoas não se importam com o tempo de inatividade quando há um problema e gostam de procurar ajuda nos fóruns do FreeNAS. Algumas pessoas têm orçamentos limitados, mas ainda querem um software de armazenamento poderoso. E algumas pessoas são especialistas em armazenamento. Vocês são bem-vindos, cara 🙂 fazemos TrueNAS porque as empresas não querem “DIY”

em vez de comprar uma frota de caminhões de entrega, acho que poderíamos comprar todos os componentes separadamente, construir os caminhões nós mesmos, e corrigi-los quando as coisas quebrarem. Mas não somos uma concessionária de carros, somos uma empresa de armazenamento. Provavelmente economizaríamos dinheiro adiantado com o custo das peças nuas, mas certamente sairíamos muito para trás com o tempo gasto descobrindo como colocá-los todos juntos e construir um carro funcional, muito menos os custos para mantê-lo! A maioria das empresas não tem tempo, hardware disponível ou experiência de suporte interno para uma solução de armazenamento “faça você mesmo” – eles estão ocupados focados em suas próprias missões e modelos de negócios. Mas, com uma solução de software 100%, você mesmo deve construir o servidor. Se houver um problema com o hardware do servidor, você não pode procurar o fornecedor de software para obter suporte, e vice-versa se você tiver problemas de hardware. Com truenas, você tem uma garganta para engasgar…. 🙂 nós fazemos FreeNAS porque muitos estão se voltando para a virtualização.
O FreeNAS é conhecido por trabalhar bem com todas as principais plataformas de virtualização, mas devido à natureza do hardware dissociado, não somos capazes de certificar oficialmente o software com os fornecedores de virtualização. Portanto, se algo der errado, o usuário não pode recorrer ao fornecedor de virtualização para obter assistência e, em vez disso, deve contar com a comunidade FreeNAS.
Nós fazemos TrueNAS porque muitos estão voltando-se para a virtualização… e precisam de suporte.
Com uma solução somente de software, você deve verificar se cada componente está na lista de compatibilidade dos fornecedores de virtualização e quando sua configuração muda (como atualizar para um novo cartão de rede) você precisa validar a configuração novamente. A maioria das empresas não pode arcar com o risco, por isso a TrueNAS é oficialmente certificada para suportar citrix XenServer, VMware ESXi e Microsoft Hyper-V.
FreeNAS e TrueNAS ambos têm seus lugares de direito.
FreeNAS é o sistema operacional de armazenamento definido de software mais popular do mundo, com mais downloads e instalações do que qualquer outro software de armazenamento no planeta. A grandeza do interesse fala muito sobre suas inúmeras aplicações. E, como sua contraparte corporativa, o TrueNAS tem o desempenho, alta disponibilidade, funcionalidade e suporte profissional de software que os aplicativos de armazenamento de missão crítica exigem.